19 março 2014

Dízimo fotográfico...

Esta semana conversei com amigos que tem um trabalho primoroso em fotografia de casamento e, infelizmente, vem perdendo alguns trabalhos em virtude de algumas "normas" estabelecidas dentro deste mercado, então me lembrei de um texto que havia lido no site da Focus - Escola de Fotografia que fala um pouco sobre esta prática, confira:


A questão das igrejas cobrarem taxa dos fotógrafos

Segundo o Código Civil esta prática é ilegal!
Os noivos tem que pagar uma taxa para que o casamento seja celebrado, o que não parece errado se não for abusivo, pois a igreja tem seus custos e gastos, o padre está lá trabalhando, tem os funcionários da igreja e isso tem um custo, não dá para negar. Mas o ponto é: até quanto se pode cobrar por isso?
Segundo as normas da Arquidiocese, a Igreja não pode cobrar mais que duas vezes o valor de um casamento civil, no cartório, essa é a norma, mas muitas igrejas não seguem isso.
E mais: A igreja não pode de forma alguma impor a contratação de nenhum fornecedor, isso é ilegal, é venda casada e não podem, nem devem fazer esse tipo de coisa, mas infelizmente faz, e muito!
Tem igrejas que cobram taxas abusivas, caso os noivos contratem um profissional que não faça parte do tão famoso “Guia de Noivos”, cada igreja tem seu próprio guia, com seus profissionais, não é errado INDICAR, o errado é IMPOR.
Elas chegam cobrar até mais de R$1.000,00 caso os noivos não contratem os profissionais indicados por elas, esse valor é por empresa contratada, por exemplo: Você vai se casar numa igreja X, que tem seu guia de noivos e as normas padrão, caso você contrate o fotógrafo e o coral que não estão nesse livrinho, você, ou o profissional vão pagar essa taxa, o que e um absurdo.
Imagine que você, desde criancinha, elegeu uma Paróquia para se casar.
O tempo passou você foi pedida em casamento e a primeira coisa que fez foi ir correndo na tal Igreja para reservar a data.
Data reservada, noivos felizes e… “Oh! O que é este livrinho?”. É aí que começa o pesadelo.
Vocês recebem um livrinho cheio de fornecedores indicados pela tal igreja. “Indicados” é um eufemismo para a frase “Só quem pagou a taxa anual pode trabalhar aqui”. Isso vale para fotografia, filmagem, decoração, música, etc.
Todos nós temos o direito de contratar quem quiser para seu casamento, sem imposições ou taxas.
Fonte: Focus
PS. Não tenho costume de pedir para que vocês compartilhem nossos posts, até porque queremos saber o que realmente gera interesse em nossos leitores, mas hoje vou abrir uma exceção e pedir (por achar uma questão importante e que deve ser discutida) que compartilhem em suas redes. Abraços...

Nenhum comentário:

Postar um comentário